domingo, 14 de outubro de 2012

Por que usar vídeos em Ensino de Inglês?


Como a tecnologia se desenvolve, materiais escritos tendem a ficar cada vez menos popular para a aprendizagem de línguas estrangeiras. As pessoas parecem não encontrar prazer na leitura de livros. A arte de aplicar a nova tecnologia para problemas de aprendizagem práticas de linguagem é muito bem demonstrado aqui com premiar e motivar os resultados.

Como os professores de acordo, ambas as músicas e vídeos desempenham um papel importante no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira, como eles empregam situações da vida real com as expressões da vida real e outras particularidades. A principal diferença entre as músicas e vídeos é que neste último, há um outro sentido envolvido: o de ver. No entanto, simplesmente assistindo TV não leva em conta também um bom meio para ensinar Inglês, porque está tudo lá, as imagens, os personagens, o roteiro, deixando muito pouco espaço para nossa imaginação.

Há uma abundância de idéias para usar ao tentar ensinar Inglês, com a ajuda de vídeos. Uma sugestão poderia ser a de desligar o som e pedir aos alunos para fazer uma caixa de diálogo de uma cena que acabei de assisti.

Outra idéia seria a de simplesmente deixar que apenas uma parte da classe assistir a um vídeo, então eles têm que descrever para os outros o que tenho visto e compreendido.

O professor também pode congelar alguns momentos do vídeo, observando e fazendo uma pausa em momentos muito emocionantes, em seguida, pedir aos alunos para prever o que pode acontecer a seguir.

As principais funções do uso de vídeos durante as aulas de inglês são o de motivar e ajudar os alunos a entender essa linguagem, mas ainda assim, existem algumas regras a seguir, a fim de obter bons resultados:

* Primeiro de tudo, a parte do filme ou vídeo não deve ser superior a 5 minutos, a fim de ajudá-los a compreender corretamente o que é e quais são as suas tarefas.

* Em segundo lugar, é aconselhável fazer uma previsão correta do tempo os alunos poderão levar para realizar as tarefas.

* Em terceiro lugar, deve-se também a mente o contexto em que o vídeo é usado, o vídeo deve ser parte da gestão lição todo. Um elemento essencial é ter um objetivo claro para a utilização do vídeo e também ser capaz de entender as necessidades dos alunos como: explicações de vocabulário, adivinhando palavras do contexto ou do uso de gestos e expressões faciais.

Aqui estão algumas atividades que podem ser feitas durante a aula após a exibição do vídeo.

A.One deles poderia ser dramatização, por exemplo, tendo os alunos encenar o diálogo e as linhas a partir do vídeo, ressaltando a entonação e pronúncia corretas.

B.Another idéia é que de entrevistas. O professor pede aos alunos para se deslocar na sala de aula e entrevista um ao outro através de perguntas que podem ser encontrados no vídeo. Em seguida, os alunos podem fazer um relatório para a sala de aula inteira sobre as entrevistas.

C.One também pode recorrer a uma espécie de lacunas de informação. A professora divide a classe em dois. Metade da classe observa o vídeo sem som, eo outro escuta-lo sem imagem. Em seguida, o professor pode colocar os alunos em pares de cada semestre, para tê-los discutir as situações e personagens e realizar as cenas na frente da classe.

D.Still outra atividade pós-observação pode ser que de forma aleatória distribuindo fragmentos escritos do diálogo de vídeo e pedir aos alunos para colocar as linhas juntas, a fim de recriar as cenas.

E.However, o tipo mais clássico de atividade é discutir antes ou depois de assistir ao vídeo. Há uma abundância de temas para os alunos, como aqueles referentes à trama geral, os sentimentos, ações, pensamentos dos personagens principais em cena. Pode-se também pedir aos alunos que digam qual o personagem que mais gosta e por quê, ou que se identificam com e por que, ou a pensar sobre as coisas que os personagens da cena estão pensando, mas não dizendo em voz alta, e dar motivos para os personagens 'atitude. Os alunos podem criar esses monólogos interiores e, em seguida, apresentá-los na frente da classe, a fim de discutir suas idéias a respeito do vídeo.

Estas são algumas sugestões sobre o uso de vídeos durante a aula. Aqueles que têm utilizado os vídeos são de opinião que os alunos gosta muito de um tal método, porque os motiva a tentar expressar-se numa língua diferente da sua língua materna, obter uma perspectiva sobre os aspectos culturais do mundo de fala Inglês, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário