segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cálculo da Média Ponderada


Em nosso dia-a-dia, temos de lidar com processamento de números, o tempo todo. Seja ele calcular notas dos exames, despesas ou estatísticas de qualquer tipo, você precisa saber conceitos aritméticos rudimentares. Cálculo da média ponderada é bastante um exercício simples. Neste artigo Buzzle, eu apresentar uma explicação detalhada de como calcular médias ponderadas tão simples quanto possível.

Qual é a média ponderada?

Antes de eu ir em frente e explicar como proceder para cálculo da média ponderada, vamos definir e compreender o que entendemos por uma média ponderada. Seu cálculo é similar ao cálculo da média, mas com uma ligeira diferença.

A média de uma quantidade é calculada após a soma de todos os valores de que quantidade e em seguida, dividindo-o pelo número total. Uma média ponderada é calculada tomando em consideração, as condições adicionais associados com cada um dos valores para os dados. Isto é, alguns valores são multiplicados por um fator multiplicativo extra como eles ocorrem com mais freqüência. Ao contrário de um valor médio, no qual todos os valores de uma quantidade contribuem igualmente, em uma média ponderada, elas contribuem de forma desigual. Alguns valores da quantidade nomeadamente, contribuir mais do que outros e é por isso que é chamado de uma média ponderada.

Cálculo da média ponderada é uma ferramenta importante na estatística descritiva e matemática. Se todas as quantidades são ponderados igualmente ou contribuem igualmente, ao calcular a média ponderada, é igual à média aritmética. Ele vem a calhar quando você tem que combinar as médias de dois conjuntos diferentes de valores e obter um valor médio global.

Aqui está a fórmula geral para o cálculo da média ponderada:

Média Ponderada = (x1 + x2 w2 w1 .. + wn xn) / (w1 + w2 wn .. +) = Σi = 1 n (xi wi) / Σi = 1 n wi



Aqui 'xi' são valores da quantidade cuja média ponderada está a ser calculado, enquanto 'wi' são os valores dos pesos correspondentes. Assim, para o cálculo da média ponderada, tem de se multiplicar os valores da quantidade, com os seus pesos correspondentes, adicionar todos eles se e dividi-los pela soma dos pesos. Deixe-me explicar cálculo da média ponderada através de um exemplo na próxima seção.

Como calcular a média ponderada?

Para ilustrar como proceder para cálculo da média ponderada, deixe-me apresentar um exemplo. Considere os seguintes números para os resultados dos alunos da classe A de uma escola: 50, 20, 30, 10, 40, 60, 40, 50,10, 30 e deixar o seguinte ser os resultados dos alunos na classe B: 70 , 80, 20, 10, 50. A pontuação média de 10 alunos na classe A é de 34, enquanto a média de 5 alunos na classe B é de 46. Qual é a nota média dos estudantes, incluindo ambas as classes?

Isto pode ser encontrado pelo cálculo da média ponderada. Pode ser calculado tomando a média ponderada das duas pontuações médias. A média ponderada será dada por:

Pontuação Média ponderada de ambas as classes igual a: [34 (10) + 46 (5)] / [10 + 5] = 38

Então, antes de fazer o cálculo da média ponderada, escreva os valores da quantidade cuja média você pretende calcular juntamente com os seus pesos correspondentes. Em seguida, basta usar a fórmula e substituto. Experimente problemas que pedem para cálculo da média ponderada com porcentagens, como eles são bastante interessantes para resolver.

Como calcular a média ponderada no Excel?

Usando o Microsoft Excel, você pode facilmente fazer cálculos ponderados médios. Basta preencher os valores das variáveis ​​e os valores de peso correspondentes em colunas adjacentes. Utilizando a ferramenta de fórmula, calcular o produto dos dois primeiros valores da coluna na terceira coluna. Em seguida, resumir os valores na coluna de peso e da coluna de produto. Basta definir uma fórmula para dividir a soma dos valores dos produtos pela soma dos valores de peso e está feito. A principal coisa a descobrir em um problema de média ponderada de cálculo é que são variáveis ​​e que são os pesos! Você pode usar o "SOMARPRODUTO" e "soma" fórmulas disponível por padrão no Excel, para calcular a média ponderada. Suponha que você digite os valores a ser média, na coluna A (de A2 para A15) e os pesos da coluna B (de B2 para B15). Em seguida, a fórmula de cálculo Excel, em média ponderada seria como se segue.

Média Ponderada = SOMARPRODUTO (A2: A15, B2: B15) / SUM (B2: B15)



Espero que este artigo te deixou em dúvida sobre como proceder para cálculo da média ponderada. É um método simples de matemática, que o ajuda a calcular a média de acordo com certas condições que são expressos pelos pesos. Calcular média ponderada é uma habilidade que vem a calhar se você investir em ações, se você está mantendo seu balanço patrimonial ou mesmo quando você está resolvendo um GRE ou GMAT papel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário